E-mail
Acesso à Informação Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Programa Saúde na Escola orienta pais de alunos sobre a caderneta de saúde do adolescente

Programa Saúde na Escola orienta pais de alunos sobre a caderneta de saúde do adolescente

13.03.19

As reuniões foram realizadas nas escolas das Rede Municipal de Ensino e escolas estaduais de Campo Alegre.

Desde a primeira semana de fevereiro que as coordenações das áreas Técnicas da Saúde, através do Programa saúde na Escola estão realizando reuniões com os pais dos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e escolas estaduais para tratar sobre a implantação da Caderneta do Adolescente.

As ações voltadas aos adolescentes mensuram a importância da atenção a saúde, a prevenção das doenças, prevenção da gravidez na adolescência, autodescobertas, dos direitos, das transformações que ocorrem na fase da adolescência entre outras orientações.

Em parceria com as direções e coordenações das escolas e as equipes da atenção básica e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, todos os meses serão ofertados ações em saúde pública para os alunos das creches, escolas de tempo integral, EJA e nível médio.

No município são  contempladas com o Programa Saúde na Escola – PSE, 25 unidades educativas pactuado com 12 ações preconizadas pelo Ministério da Saúde  aos alunos da rede municipal e estadual.

A caderneta de saúde do adolescente  foi apresentada aos pais  de modo dinâmico em palestra informativa, demonstrando que a caderneta é um instrumento utilizado na promoção da saúde e contém informações essenciais relativas à essa fase da vida. E sempre quando acontecer ações de saúde nas escolas as informações serão registradas na caderneta pelos profissionais da saúde.

Os pais assinaram o consentimento livre esclarecido  sobre as orientações  indispensáveis à saúde de seus filhos tendo a percepção de sua importância.

Sobre o momento das palestras e dinâmicas:

Foi elaborado diversos questionamentos e visualização de imagens que permitam os pais, se encontrar no passado, os fazendo perceber de suas dificuldades enquanto adolescentes e de seus medos.

Como seus pais o tratavam, como gostaria que fosse naquela época, em que seus pensamentos estavam a mil, se eram rebeldes e se entristeciam com as atitudes de seus pais. Assim eles participaram e relatavam suas vidas uns com os outros e entendendo que seus filhos precisam de diálogo e confiança, e amor. Foi promissor este momento dos questionamentos. Um outro momento marcante além da palestra apresentando as orientações da caderneta, foi a dinâmica - olho no olho e como podemos contribuir na promoção a saúde de nossos adolescentes. de modo empático.

A cartilha foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em 2009, e tem a função de monitorar a saúde da população entre 10 e 19 anos além de facilitar as ações educativas voltadas para esse segmento. Elas são diferenciadas por sexo e dão orientações quanto à saúde bucal, dicas de higiene, de sexualidade, Imunização (atualização e controle de vacinas) antropometria, direitos do ECA,  assuntos como projetos de vida e saúde mental do adolescente são abordados.

A Caderneta do Adolescente pode ser retirada em qualquer unidade educativa ou de saúde. O programa está implantado em toda a rede. E sua distribuição será conforme a logísticas nas escolas.

Notícias relacionadas

Secretária e equipe técnica participam do projeto CNM Qualifica realizado na AMA 18.03.19 Alunos da Escola Hildebrando Guimarães participam de palestra na Sede da Polícia Federal 18.03.19 Escolas da Rede Municipal realizam ações voltadas a campanha “Quem Ama Abraça - fazendo escola” 18.03.19 Usuários das Academias da Saúde de Campo Alegre participaram da V Caminhada Vida Saudável 15.03.19 Programa Saúde na Escola orienta pais de alunos sobre a caderneta de saúde do adolescente 13.03.19 Prefeitura realiza entrega de certificados de cursos ofertados parceria com o SESI 29.11.18 Campo Alegre realizou a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente 28.11.18 Prefeitura de Campo Alegre realizou o I Concurso de Melhores receitas da alimentação escolar 31.10.18 Programa Prefeitura e Você na Comunidade promove vários serviços de saúde e cidadania em Luziápolis 29.09.18 Moradia Digna: Prefeitura realiza mais uma etapa de entrega de casas no Povoado Chã da Imbira 15.09.18 Edição do Programa Prefeitura e Você na Comunidade promove vários serviços de saúde e cidadania 10.09.18 Autoridades visitam as obras do Centro Integrado de Segurança Pública de Campo Alegre 04.07.18 População de Chã da Imbira recebeu vários serviços no Programa Prefeitura e Você na Comunidade 24.03.18 Pauline Pereira participou de Encontro Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho infantil 11.07.17 Em Brasília Pauline Pereira participou de audiência com o presidente do FNDE 10.11.16 Prefeitura de Campo Alegre decreta estado de emergência devido a seca 25.10.16 Emoção marcou o encerramento da 2ª etapa do Projeto de Vida para jovens de 15 a 17 anos 13.10.16 Chama da Integração reúne comunidades nas comemorações da emancipação política de Campo Alegre 08.06.16 Prefeita busca junto a Superintendência da Caixa a possibilidade de mais moradias para Campo Alegre 27.05.16 Prefeita Pauline Pereira participou de cerimônia de premiação do Prefeito Empreendedor em Brasília 15.05.16